segunda-feira, novembro 07, 2005

Entrevista com o realizador

Pedro Sousa é um colega da nossa turma que teve a seu cargo a realização da nossa curta-metragem "Fatal". De seguida apresenta-se a entrevista que ele deu:
Blog Fatal: Como descreveria a história que serviu de base ao filme “Fatal”?

Pedro Sousa: Na minha opinião a história que serviu por base ao Fatal é uma história de prazer, amor e desafio. Lara é uma mulher bela e fatal e ela sabe-o muito bem, é a sua arma. Ela provoca os clientes do bar e desafia-os a entrarem no seu jogo. Na sequência disso ela obtém o seu prazer, mas ama todo o tempo que passa com eles, além disso ela está constantemente a desafiar a vida com a morte que provoca.


Blog Fatal: Esta foi a sua primeira experiência na realização principalmente tratando-se de um filme filmado em película. Como foi a experiência?

Pedro Sousa: Primeiro que tudo tenho que dizer que um filme não se faz com uma pessoa e nessa aspecto contei, felizmente, com uma equipa de colegas prontos a arriscar, uma vez que somos novos na área, principalmente no formato utilizado, que foi o de 35mm. Esse factor foi de suma importância para a consistência que o filme veio a revelar. Quanto à minha estreia na realização tive todas as condições que pedi e fizemos um filme que à partida parecia demasiado ambicioso, uma vez que quis filmar tudo em estúdio e com actores profissionais. Tivemos de fazer todos os cenários, isso deu trabalho mas depois a rodagem é mais rápida e menos cansativa. Quanto aos actores na minha opinião fizemos um bom casting. Antes do Fatal já tinha realizado outras curtas, umas por brincadeira com amigos e outras como trabalhos para o curso.

Blog Fatal: O filme conta com um leque de conhecidos actores. Como foi o trabalho com eles?

Pedro Sousa: Para além de gratificante foi bastante enriquecedor. Foi sem dúvida um enorme prazer poder ter um leque de actores tão bons e, acima de tudo, tão profissionais. O filme deve bastante às suas interpretações e devo realçar que todos eles são actores de uma extrema generosidade e tiveram para com toda a equipa uma paciência de santo inesgotável em todos os aspectos.


Blog Fatal: Quais são os próximos objectivos do filme?

Pedro Sousa: Só faz sentido fazer filmes para o público. Logo o principal objectivo é mostrar este filme ao maior número de pessoas possível. Pretendemos portanto levar a curta-metragem a vários festivais. Estamos na competição oficial do maior festival independente de curtas-metragens o New York Film and Video Festival e no Fike em Évora, já estivemos no Avanca. Não percebo porque não fomos seleccionados para outros festivais nacionais quando o somos em Nova Iorque por exemplo. Uma das melhores desculpas que já nos deram foi que o Fatal era “muito cinema e eles era mais vídeo”.
Além dos festivais já participamos em várias mostras como na Etic_nology, na Galeria Zé dos Bois na Mostra Internacional de escolas de cinema no Porto na VII Semana do Audiovisual da Lusófona e na Fnac entre outros.
Estamos também a preparar a exibição em sala da curta que vai acontecer para Março de 2006 antes do filme Instinto Fatal 2 distribuído pela LNK.
No fundo pretendemos que o maior número de pessoas veja o filme e esperamos que seja do seu agrado.


Resta ainda acrescentar que o realizador parte para New York esta quarta-feira (dia 9 de Novembro) para representar o "Fatal" no festival de cinema que se realiza nessa cidade. O blog será actualizado diariamente com todas as informações que o Pedro nos dará! Boa viagem! E já agora, se puderes, traz um prémio!
cool hit counter